Caso saia do secretariado da prefeitura de Manaus, os para vice do prefeito David Almeida nessas eleições devem ser desligados até esta quarta-feira (05/5). Apesar de ter antecipado que o nome só será definido no dia 31 de julho, as regras das eleições deste ano obrigam o prefeito a exonerar os nomes que ele tem como opções de vice de sua chapa.
A Legislação Eleitoral define que quatro meses antes do primeiro turno, os pretensos candidatos, que ocupam cargos de secretário, terão que deixar seus postos. Então, 5 de junho é o chamado prazo limite para desincompatibilização.
Renato Júnior
Secretário municipal de Infraestrutura (Seminf) é considerado a opção número 1 de David Almeida. Renato começou na pasta de Agricultura e Abastecimento, mas ele acabou dando notoriedade à secretaria. Ante ao sucesso, foi promovido à Infraestrutura, um dos mais robustos orçamentos do município.
Em 2022, no jogo eleitoral, Renato passou a desempenhar funções políticas no grupo de David. Virou oficialmente articulador e negociador.
Jesus Alves
O Secretário de Habitação que integra hoje a gestão David Almeida por indicação do senador Eduardo Braga (MDB) pode ser outro nome a ser afastado do cargo nesse período de eleições. Pesa a seu favor os recursos de emendas que Braga destinou a Manaus, o tempo de TV e o tamanho do fundo eleitoral do MDB.
Mas contra seu nome há o contrapeso do desgaste de Braga, o político mais rejeitado nas últimas eleições na capital. Contudo, nos últimos dias, David tem estreitado atividades com Jesus.