O Ministério Público do Amazonas abriu investigação para apurar a participação da deputada estadual Débora Menezes (PL) em ações da Polícia Civil do estado, como operações policiais e entrevistas coletivas. A investigação deve apurar a geração de conteúdo parlamentar em cima de ações da PC e outras ações da deputada em benefício próprio utilizando a estrutura da polícia civil. Até o momento, a deputada não se manifestou sobre a ação.
Segundo os documentos oficiais, Débora Menezes estaria obtendo capital político por meio da ampla divulgação de participações em ações da PC. O MP notifica ainda a Delegada Joyce Coelho, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente a prestar esclarecimentos minuciosos sobre quais ações Débora participou e quais foram os fatos que resultaram nela “colocar o cargo à disposição” alegando interferência política.
De acordo com uma investigação preliminar, constatou-se “a presença renitente e confirmam a presença marcante, destacada e inusitada de uma parlamentar (e somente ela, do Poder Legislativo), a deputada estadual Débora Menezes, em diversas entrevistas coletivas referentes a ações da Polícia Civil em casos de grande repercussão envolvendo crimes sexuais contra crianças e adolescentes, inclusive compondo a bancada de autoridades entrevistadas e comparecendo a locais de execução de prisões e realização de ações policiais”, cita a peça.
Tanto a Aleam, quanto a Delegacia Geral também foram notificadas pelo MP a respeito da investigação contra a parlamentar. O Comun buscou a parlamentar para um posicionamento a respeito do tema, porém, até o fechamento da matéria não recebemos retorno sobre o assunto. O espaço permanece aberto.
Veja documentos na integra