Manaus,24 de novembro de 2024

Pix em troca de lixo, VLT e Metrô, confira as primeiras promessas das eleições 2024

Faltando pouco mais 4 meses para os eleitoreis acompanharem promessas de campanha eleitoral em sistemas de rádio, tv e internet, os pré-candidatos a prefeito nas eleições 2024 já ensaiam algumas propostas que devem compor o seu discurso na corrida eleitoral. Entre as primeiras sinalizações em planos de governo estão novos meios de transporte público e até a compra de lixo reciclável pelo poder público.

O Comun fez um Raio X dessas promessas iniciais. Acompanhe:

Maria Seffair e o VLT da Matriz

A pré-candidata Maria do Carmo Seffair, respondendo eleitores nas redes sociais sobre propostas de plano de governo voltadas para o centro histórico da capital amazonense, afirmou que tem a intenção de transferir a sede da prefeitura para o Centro e de construir um VLT externo na região.

Presidente do Novo no Amazonas, Seffair sustenta que a revitalização do Centro Histórico envolve requalificar prédios antigos, transferir a sede da Prefeitura para a região e desativar a estação central da Matriz para a construção de um VLT na localidade.

“Nós temos um projeto muito bonito pra requalificar e revitalizar o centro histórico. Isso passa por levar a sede da prefeitura pra lá, recuperar aqueles prédios antigos pra que eles sejam prédios históricos, ou seja, nós vamos levar pessoas de volta pro centro. Investir na revitalização do centro é investir nas pessoas”, afirma em vídeo nas redes sociais.

Wilker Barreto e Pix no lixo reciclável

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Manaus Wilker Barreto também usou as redes sociais para dividir uma das pautas que devem compor seu plano de governo. Entre seus planos e metas, o meio ambiente, em específico a reciclagem terá um papel de protagonismo entre suas propostas.

De acordo com o pré-candidato, o lixo em Manaus será tratado como riqueza.

” Sabe aquele tanto de lixo que fica montuado na sua rua? Ou os toneladas de resíduos que cobrem as igarapés e a vontade? Isso é descontar que esse lixo todo será riqueza e ainda vai aumentar a sua renda”, explica o vídeo do parlamentar.

Ramos quer transformar a praça do Jorge Teixeira em uma Praça da Saudade

O ex-deputado federal e pré-candidato a prefeito de Manaus pelo Partido dos Trabalhores, Marcelo Ramos, escolheu o tema segurança, para divulgar as suas primeiras pautas de debate nessas eleições. Ramos aponta que a segurança pública em Manaus pode ser alcançada por meio de estruturação e ilumunação pública.

O pré-candidato usou como exemplo as atenções voltadas para pontos turísticos específicos de Manaus localizados no centro da cidade, que poderiam ter a mesma atenção na periferia da capital.

” Nós estamos agora aqui na Praça do Jorge Teixeira. Apesar de uma pequena reforma, ela não tem o cuidado que tem o largo de São Sabaixão. Ela não é sempre ligada, ela não é sempre limpa e ela não tem a organização do seu comércio interno e no entorno. Isso faz com que ela se torne um lugar inseguro, não frequentado pelas famílias aqui no Jorge Teixeira. Esse é um grande desafio. Fazer da praça do Jorge Teixeira um projeto piloto e transformar esse espaço aqui num espaço seguro, onde a família volte a frequentar, porque onde a família frequenta, a bandidagem forma”, afirma.

Eron Bezerra e o Metrô em Manaus

Outro personagem que também pode ser considerado um pré-candidato é o presidente do PCdoB no Amazonas, Eron Bezerra. O ex-deputado federal ainda não retirou seu nome da pré-candidatura da federação PT-PCdoB e durante entrevistas recentes explica que tem a missão de representar o partido em uma corrida eleitoral.

Além de defender sua pré-candidatura em entrevistas recentes, Eron Bezerra também sustenta que pensa no desenvolvimento do transporte público na capital amazonense. Em entrevista a um programa de rádio local, ele reforçou a ideia de um metrô decaborizado e fortaleceu ainda a ideia de guardas municipais dentro de ônibus.

“Nenhuma cidade do mundo com mais 1 milhão de habitantes sem solução para transporte de massa que não envolva um metrô. O ônibus não resolve, só vai aumentar o engarrafamento”, afirma.

Confira os vídeos com as propostas

Share