Manaus,24 de novembro de 2024

Pré-Candidatos já estão de olho nas redes sociais para conquistar eleitores

Em tempos de eleição, os pré-candidatos recorrem a diversas estratégias para conquistar o voto dos eleitores. Uma das táticas mais comuns tem sido expor nas redes sociais suas biografias, bandeiras e ideologias. 

Para uma decisão consciente, é fundamental que os eleitores pesquisem sobre as plataformas políticas e o histórico dos candidatos. Uma forma acessível de obter essas informações é através das redes sociais dos próprios pré-candidatos. 

“A exposição da biografia de um político é crucial para a percepção dos eleitores, similar ao papel de um currículo em uma entrevista de emprego. Os eleitores buscam saber sobre a idoneidade, a coerência e a trajetória de vida do candidato, avaliando sua história de caráter e integridade. As redes sociais, especialmente o WhatsApp, são ferramentas indispensáveis para essa comunicação, permitindo uma mobilização eficaz e uma relação próxima com os eleitores. A fidelização do eleitor ocorre através de um canal direto e interativo, onde o político pode demonstrar seu trabalho e suas bandeiras de forma autêntica e constante, explica o especialista em comunicação política, Alexandre Martins.

Nos últimos anos, as redes sociais passaram por uma evolução significativa, transformando-se de simples plataformas de conexão entre amigos e familiares para potentes ferramentas de comunicação e marketing. O impacto dessas ferramentas nas campanhas políticas tem sido notável, alterando a maneira como candidatos e partidos se comunicam com o público e mobilizam eleitores. 

“As redes sociais revolucionaram as campanhas políticas, permitindo que os políticos estejam constantemente presentes no cotidiano das pessoas, possibilitando um canal direto e interativo com o eleitorado. Especialmente através de plataformas como o WhatsApp, Instagram e Facebook, é possível mobilizar e engajar os eleitores de maneira eficaz, fortalecendo a relação entre candidatos e eleitores, fidelizando-os ao longo da campanha”, explica Alexandre.

Campanha iniciada na web

Alguns pré-candidatos a vereadores de Manaus têm adotado estratégias nas redes sociais, compartilhando suas trajetórias e as causas que defendem.

Nesta semana, Raiff Matos, vereador que busca a reeleição em 2024, utilizou suas redes sociais para destacar sua biografia e as bandeiras que tem defendido durante seu mandato. 

O pré-candidato a vereador, Coronel Menezes, narra sua trajetória de vida, marcada pelo serviço militar e gestão da cidade de Manaus.

Carol Braz, ex-juíza e pré-candidata a vereadora, usa suas plataformas digitais para contar sua história e se conectar com os eleitores.

O Tenente Coronel Sette, também pré-candidato a vereador, postou sobre sua carreira militar e as causas que defende, tentando cativar os eleitores.

Share