O diretório municipal do PT no Amazonas parece estar divido a respeito as situações de violência política de gênero que a pré-candidata a prefeita de Manaus, Anne Moura afirma ter sofrido. A tendência partidária liderada pelo presidente da sigla em Manaus, Valdemir Santana, emitiu duas notas em um curto espaço de tempo sendo a favor e contra à secretária nacional de mulheres no PT.
Anne Moura tem balançado os diretórios do PT no Amazonas desde uma entrevista à Folha de São Paulo no último fim de semana em que comentou a respeito da violência de gênero que estaria enfrentado durante sua pré-candidatura à prefeitura de Manaus. A entrevista não foi bem recebida por correligionários em Manaus e o partido passou a emitir notas contra a secretária nacional de mulheres no PT.
Nota de desagravo
Uma nota de desagravo contra a pré-candidata foi endereçada para direção nacional do partido, citando que essa mesma direção foi acusada de violência de gênero por parte de Anne Moura. A nota emitida logo após a repercussão da entrevista de Anne à Folha é assinado pelo presidente da sigla em Manaus, Valdemir Santana.
Nota de repúdio
Porém integrantes da mesma tendência de Valdemir, emitiram uma nova nota repudiando os fatos recentes envolvendo a pré-candidata nesta quinta-feira. “O coletivo reforça seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e repudia veementemente qualquer prática de violência contra as mulheres na política e demais espaços de poder. O objetivo é garantir que mais mulheres possam ocupar espaços de poder e na política sem sofrer interferências de gênero”, cita a nota assinada por Francinete Lima.
Apesar de ser secretária estadual de mulheres no PT, Francinete faz parte do grupo político dentro do PT liderado por Valdemir Santana.