O ministro amazonense Mauro Campbell Marques foi eleito como o novo corregedor Nacional de Justiça, nesta terça-feira (23/4). Ele assumirá o cargo em agosto, após o término do mandato do ministro Luis Felipe Salomão no CNJ.
A escolha de Mauro para o cargo ocorreu durante a mesma sessão em que foram eleitos os ministros Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão como presidente e vice-presidente da Corte.
A indicação de Mauro será submetida à apreciação do Senado Federal, cabendo ao presidente da República a nomeação oficial.
Natural de Manaus, Mauro Campbell Marques é formado em Direito pelo Unibennett – Centro Universitário Metodista Bennett. Atualmente, ele exerce o cargo de diretor-geral da Enfam – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, além de integrar a Corte Especial, a 1ª Seção e a 2ª Turma do STJ.
Ao longo de sua carreira, Mauro também desempenhou funções como professor, advogado e ocupou cargos de destaque no Estado do Amazonas, incluindo secretarias de Justiça, Segurança Pública e Controle Interno, Ética e Transparência. Antes de ingressar no STJ, ele atuou no Ministério Público por 21 anos, tendo chefiado a instituição em seu Estado por três vezes.