Manaus,24 de novembro de 2024

Na CMM, UB ganha força mas Avante tem mais cadeiras

Após o fim das janelas partidárias, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) passa a ter uma nova configuração. Alguns partidos passam a ter representantes na Casa, enquanto outros aumentaram ou diminuíram o número de cadeiras ocupadas. A maior bancada pertence ao Avante, do prefeito David Almeida.

Na Câmara, a bancada do prefeito pelo Avante conta com David Reis, Dr. Eduardo Assis, Eduardo Alfaia, Gilmar Nascimento e Joelson Silva. O partido do governador Wilson Lima também ganhou reforço após as janelas.

O União Brasil, tem em seu elenco Caio André, Diego Afonso, Everton Assis e Professora Jacqueline. O Republicanos, do arco de alianças de Wilson, também tem quatro representantes: Márcio Tavares, João Carlos, Roberto Sabino e Daniel Vasconcelos.

O Agir faz parte do arco de David Almeida e possui outros quatro representantes na Casa, sendo eles: Dione Carvalho, Rosinaldo Bual, Alonso Oliveira e Professor Samuel. Outros partidos como o PL, DC, MDB, PSD, PSDB, PMB, PV e PRD, também possuem representantes tanto da base de Wilson, quanto na de David Almeida.

Para o cientista político Helson Ribeiro, apesar do maior número de aliados de David Almeida pelo Avante, o cenário não seria o mais favorável para ele. Helson relembra que o número de opositores na Casa cresceu consideravelmente.

“Eu diria que numa corrida para o Legislativo, acredito que haverá renovações, como de costume, 40% ou mais, e a gente vai ter que aguardar primeiro as convenções. Porque até lá, há muita especulação. Os vereadores, eu diria que todos serão candidatos à reeleição. É interessante quando você tem pessoas com o lastro que os vereadores têm. Já tiveram votos, eles têm uma estrutura de gabinete, trabalhando favorável para uma candidatura ao cargo do executivo municipal”, afirmou.

Helson Ribero explica que a quantidade de vereadores fazendo parte de um arco de alianças na eleição de um executivo municipal faz uma diferença relevante durante o período eleitoral.

“Eu tenho certeza que a maioria dos possíveis candidatos a prefeito gostaria de ter muitos vereadores apoiando a sua eleição. Então, nesse sentido, para o prefeito atual, não é o melhor dos cenários, mas, de certa forma, ele também não está abandonado. Ele tem um número razoável também que vai apoiá-lo”, explica.

Outros partidos

O PL está com Capitão Carpê, Marcel Alexandre e Raiff Matos.

O Podemos conta com Allan Campêlo e Yomara Lins. O partido perdeu Rodrigo Guedes que, aos 45 do segundo tempo, anunciou que migrou para o Progressistas. O vereador Lissandro Breval também se filiou à sigla.

O PSB também cresceu na CMM. O partido só tinha Marcelo Serafim na Casa e, agora, tem Glória Carratte e Bessa.

Novos representantes

O PSD, do senador Omar Aziz, não tinha representantes na CMM. Agora, tem Jander Lobato e Fransuá Matos. Outro partido com quatro representantes é o MDB, do senador Eduardo Braga, sendo Mitoso, Kennedy Marques e Raulzinho. Isaac Tayah, que tomou posse recentemente, também pertence à sigla.

Com essa distribuição, tanto o MDB quanto o PSD serviram como abrigo para vereadores da base de David Almeida, um indicativo de que irão caminhar juntos na campanha eleitoral deste ano.

O DC ficou com dois representantes: Wallace Oliveira e Elan Alencar.

Com apenas um representante estão o PT, Cidadania, PSDB, PMB, PV e PRD.

Share