Manaus,21 de novembro de 2024

Vendas no varejo atingem nível recorde em fevereiro, aponta pesquisa do IBGE

O comércio varejista registrou um crescimento de 1% em fevereiro deste ano em comparação com o mês anterior, marcando a segunda alta consecutiva, após um aumento de 2,8% em janeiro.

Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (11/4), revelam que o setor alcançou o seu maior patamar desde o início da série histórica em janeiro de 2000, superando o recorde anterior de outubro de 2020.

No comparativo anual, o varejo apresentou um crescimento de 8,2% em relação a fevereiro de 2023, com aumento de 6,1% no acumulado do ano e de 2,3% nos últimos 12 meses. Destacando-se, seis das oito atividades do varejo apresentaram crescimento em relação a janeiro deste ano, com destaque para artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (9,9%), seguidos por outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,8%).

Apesar do desempenho positivo, duas atividades registraram queda: combustíveis e lubrificantes (-2,7%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%).

A receita nominal também acompanhou o crescimento, com um aumento de 1,2% em relação a janeiro deste ano, 10,9% em relação a fevereiro do ano passado, 8,2% no acumulado do ano e 3,6% nos últimos 12 meses.

 

Share