A ministra do Planejamento Simone Tebet e o ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa divulgaram que a integração da América do Sul e Ásia via Amazônia deve sair do papel até o fim do mandato do presidente Lula. A informação foi divulgada durante uma visita em Tabatinga, nesta terça-feira (9/4).
“Se vocês me perguntarem se a Rota 2 (Manta-Manaus) fica pronta até o final do governo Lula, a resposta é sim”, afirmou a ministra.
O projeto Manta-Manaus faz parte das rotas estratégicas para a logística nacional, conforme previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Políticos e empresários locais há muito desejavam uma rota mais rápida até o oceano Pacífico, partindo de Manaus até Manta, no Equador.
Atualmente, as principais questões a serem enfrentadas são a necessidade de dragagem do Rio Solimões e a falta de alfândega em Tabatinga. No entanto, esses desafios são considerados possíveis de superar. A meta inicial é melhorar a infraestrutura portuária e a segurança, assuntos discutidos com ministros do governo. O Manta-Manaus será fundamental para o escoamento da produção da Zona Franca de Manaus (ZFM) e do agronegócio brasileiro.