Manaus,27 de novembro de 2024

Manaus tem 15 candidatos cotados para a Prefeitura

O ano de 2024 começou movimentado na política, e, em apenas três meses, a capital amazonense já registra 15 pré-candidatos para a disputa do cargo de gestor municipal de Manaus. O Comun listou os nomes, confira:

Roberto Cidade

O último nome oficializado, foi o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade(UB), nesta segunda-feira (25/3). O lançamento do nome do representante do União Brasil para a disputa municipal foi feito pelo presidente nacional da sigla, Antônio Rueda, e pelo presidente estadual do partido, o governador do Amazonas, Wilson Lima.

Alberto Neto

Já cogitado em 2023 para disputar a prefeitura de Manaus, o deputado federal Alberto Neto (PL-AM) foi oficializado como pré-candidato do Partido Liberal na cidade. Escolhido a dedo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Neto é um dos candidatos mais fortes da direita. Em 2022, Alberto Neto foi reeleito para a Câmara dos Deputados com mais de 140 mil votos.

David Almeida

O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), também confirmou sua pré-candidatura, após especulações sobre uma possível troca de partido. Almeida, que é presidente do diretório estadual de sua sigla, garantiu sua posição dentro do Avante para disputar a reeleição.

Amom Mandel

No ano passado, Amom Mandel anunciou que não iria concorrer à prefeitura de Manaus, mas recentemente voltou atrás e confirmou sua pré-candidatura pelo partido Cidadania.

Inicialmente, ele entrou na política em 2020 como vereador e, apesar de não ter concluído seu mandato nesse cargo, foi eleito deputado federal na última eleição.

Wilker Barreto

Reeleito para seu segundo mandato de deputado estadual, Wilker Barreto é uma das figuras políticas que disputam a cadeira de prefeito. Recentemente Wilker divulgou sua filiação ao Mobiliza 33 (antigo PMN), no qual logo em seguida anunciou sua pré-candidatura pelo partido.

Figuras Femininas

Até agora, apenas três mulheres aparecem nessa disputa eleitoral. Entre elas está a empresária e presidente do partido Novo no Amazonas, Maria do Carmo Seffair, também reitora da Fametro. Temos ainda a presença da secretária nacional de mulheres do PT, Anne Moura, e de Natália Demes, presidente do Partido Socialismo e Liberdade (PSol), que colocou seu nome à disposição do partido.

Israel Tuyuka

O médico intensivista indígena Israel Tuyuka, conhecido nas eleições de 2022, agora se apresenta como pré-candidato à prefeitura pelo PDT-AM, após sua participação pelo Psol como candidato a governador do Amazonas.

Marcelo Amil (PSol)

O advogado Marcelo Amil já tornou público seu status de pré-candidato à Prefeitura de Manaus pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSol), visando posicionar-se como uma das principais figuras de esquerda na disputa pelo Executivo municipal. Esta será a segunda tentativa de Marcelo Amil para o cargo de prefeito.

Eron Bezerra

Outra opção da esquerda, é o ex-deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB) que anunciou em 2023 a sua pré-candidatura à Prefeitura de Manaus.

PT

O Partido dos Trabalhadores ainda não revelou seu pré-candidato para as eleições de 2024. No entanto, de acordo com o líder do PT na Câmara Municipal de Manaus, vereador Sassá da Construção Civil, o partido deve lançar em breve um representante da esquerda na disputa eleitoral em outubro.

Durante uma entrevista a um jornal local, Sassá afirmou que neste sábado (30/3), cinco figuras políticas se reunirão para decidir quem será o representante da esquerda. Esses cinco pré-candidatos são: o ex-deputado federal Zé Ricardo, o filósofo Luiz Borges, líder negro no PT-AM, o presidente do PT-Manaus e da Central Única dos Trabalhadores do Amazonas (CUT-AM), Valdemir Santana, Anne Moura, e o próprio vereador Sassá da Construção Civil.

A conclusão definitiva do quadro eleitoral deve ocorrer nos dias que antecedem o prazo final estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 5 de agosto de 2024. Até lá, é possível esperar uma intensificação das negociações políticas e alianças, oferecendo aos partidos e candidatos a chance de adaptarem suas estratégias e pré-candidaturas.

Share