Mesmo tendo afirmado publicamente que não deve se candidatar a nenhum cargo nas eleições deste ano, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) segue se comportando como pré-candidato à Prefeitura. Recentemente, ele publicou nas redes sociais um vídeo onde aparece falando, por telefone, com pessoas nas ruas de Manaus, questionando sobre o que acreditam que deve melhorar na cidade.
O parlamentar, que inclusive vem sendo apontado em pesquisas eleitorais entre os mais votados, discursou apenas 10 vezes durante todo o ano passado na tribuna da Câmara dos Deputados e é o segundo mais “faltoso” da Casa Legislativa. Ele foi eleito pela primeira vez, em 2020, para vereador, não concluiu o mandato e, em 2022, foi eleito deputado federal.
De acordo com informações disponibilizadas pela transparência da Câmara dos Deputados, Amom registrou 18 faltas justificadas e três não justificadas, totalizando 21 faltas.
Eleições 2024
Em meados de dezembro de 2023, Mandel afirmou nas redes sociais que não iria participar das eleições 2024. Porém, ainda em janeiro deste ano, segundo o senador Plínio Valério, que comanda a legenda no Estado, o parlamentar teria “adiado” a decisão para este mês.