Manaus,23 de janeiro de 2025

Eleições 2024: O que pré-candidatos a prefeito querem para Manaus?

Dada a largada para o ano eleitoral 2024, alguns nomes de personagens para compor a corrida para a Prefeitura de Manaus já começam a aparecer. Além do deputado federal Alberto Neto, da reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair e do médico indígena Israel Tuyuka, o prefeito de Manaus David Almeida, que busca a reeleição, deve enfrentar ainda definições do PT e PDB-Cidadania. Pelo PT, Anne Moura pode compor também o tabuleiro de pré-candidatos à Prefeitura de Manaus.

Com a disputa se aproximando, é fundamental que a população conheça os projetos e o que pensa esses candidatos, para que possam decidir com mais segurança. O Comun uniu algumas das declarações recentes de ideais dos pré-candidatos declarados até então. Confira:

David Almeida e a busca pela reeleição

Liderando as últimas pesquisas de intenção de votos, o atual prefeito de Manaus já declarou que deve falar de campanha somente depois do carnaval, mas já adiantou que está pronto para a reeleição.

Ele segue cumprindo agenda da Prefeitura, acompanhando e inaugurando obras, programas e ações.

Alberto Neto e a missão de unir a direita 

Apesar de ter declarado em entrevistas recentes que a sua campanha possui um plano de governo que será reajustado e modernizado para essas eleições, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) prefere focar na ideia de reforçar a ideia de reunir a direita no Amazonas. O parlamentar, que sofreu com declarações amargas de seu correligionário Coronel Menezes, Alberto Neto tem sustentando que pode deixar a vaidade de lado para firmar uma chapa “puro-sangue” com Menezes para representar o DNA bolsonarista nas eleições 2024.

O deputado federal está há uma semana na residência de Bolsonaro esperando um “sim” para apoio do ex-presidente em 2024. Além da “missão” de unificar a direita, Alberto Neto não tem falado abertamente sobre nenhuma proposta para Manaus.

Maria do Carmo Seffair: “gestão é gestão”

Não tão distante da direita em Manaus, Maria do Carmo Seffair, presidente do Novo no Amazonas, tem levado o seu histórico na gestão da Fametro como carro chefe de pré-campanha. A empresária, que já teve como alvo de críticas os próprios Alberto Neto e Menezes por falta de coerência, sustenta que o que muda na gestão de uma universidade para uma cidade é apenas os recursos.

“Eu quero usar da minha experiência como empresária para trazer para público tudo aquilo, porque gestão é gestão, não importa de onde é, se é público ou privada. A gestão é a mesma, o uso dos recursos que é diferente. Temos um projeto que vai focar em infraestrutura urbana, requalificação do centro histórico, revitalização ambiental e mobilidade urbana”, declarou em entrevista para uma emissora de rádio e tv local.

Anne Moura e a capital da sustentabilidade

A secretária nacional de mulheres no Partido dos Trabalhadores, Anne Moura, é um dos nomes cotados para disputar o pleito pelo PT em 2024. Moura é a única mulher apontada com intenções de votos em pesquisas eleitorais recentes.

Anne tem sustentando que pensa em Manaus como a capital da sustentabilidade e quer ampliar as atenções para as zonas de periferia de Manaus.

“Manaus é uma cidade no meio da Amazônia e tudo o que ela poderia ser seria uma referência de cidade sustentável, mas ao contrário disso, a gente não vivencia esse cuidado com o nosso lugar, com o nosso território, com essa ancestralidade de viver, de origem dos povos indígenas no meio da floresta amazônica enquanto o mundo fala da questão ambiental. Manaus não é uma capital sustentável, a gente não tem um trabalho focado em resíduos sólidos, nossos igarapés estão poluídos, então eu penso que Manaus pode ser essa porta de entrada, inclusive de visibilidade internacional, numa capital socialmente justa e sustentável. E tem dinheiro para conseguir executar isso e muita gente que quer manter a floresta em pé gostaria de investir. Numa capital que pudesse ser o centro da Amazônia. E Manaus tem potencial para isso”, declarou para a equipe do site Comun.

Além de Anne, o PT ainda tem pelo menos outros dois nomes possíveis para a disputa. O ex-deputado federal Zé Ricardo e o vereador Sassá da Construção.

Israel Tuyka, que foi confirmado pelo PDT, pouco tem falado sobre ideias e propostas. Outro nome cogitado, mas sem confirmação, é o de Roberto Cidade (União), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O deputado Amom Mandel, outra possibilidade ventilada, inclusive nas pesquisas, anunciou recentemente que não deve participar da disputa.

Share