Manaus,23 de janeiro de 2025

Deputados se calam sobre problemas na Fundação de Medicina Tropical

Deputados do Amazonas se calaram sobre os problemas graves que vem ocorrendo na Fundação de Medicina Tropical confirmados, inclusive, em inspeção do Ministério Público do estado do Amazonas (MP-AM), nesta semana. A unidade enfrenta falta de insumos básicos de saúde como medicamentos e materiais, além de problemas financeiros.

Pacientes e funcionários da unidade chegaram a fazer uma manifestação na frente da unidade. Em inspeção, o MP detectou que a falta de recursos para o hospital compromete diretamente a capacidade em prestar assistência às pessoas acometidas de doenças infecciosas e parasitárias, tais como HIV/AIDS e Hepatites Virais. A inspeção ocorreu no último dia 31 de janeiro.

Com tudo isso, nem mesmo os parlamentarem que integram a Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) se manifestaram. Atualmente a comissão tem como presidente a deputada Mayara Pinheiro (Republicanos) e o deputado George Lins (União) como vice-presidente.

Até o fechamento da reportagem nenhum dos dois parlamentares respondeu questionamentos sobre posicionamento a respeito da situação.

Deputados calados

Procurados pelo Comum, outros parlamentares como o presidente da Casa, Roberto Cidade, o vice-presidente Carlinhos Bessa também não responderam a questionamentos. Deputados da área da saúde como o Dr Gomes e titulares suplentes da comissão como Débora Menezes, também não se manifestaram.

Apesar de amplamente divulgado pelo próprio órgão e imprensa local, nenhum parlamentar da Assembleia Legislativa do Amazonas opinou sobre a crise nem mesmo nas redes sociais.

Wilker Barreto (Cidadania), autor de requerimentos que levaram o MP a investigar as condições da unidade, foi o único parlamentar a se manifestar sobre o tema. “O que está acontecendo hoje na Saúde é caso de polícia. A Comissão de saúde, a Assembleia precisa se posicionar sobre o tema. É muito grave, isto está acontecendo, este reflexo do hospital tropical, é o reflexo de todas as unidades do Estado. A saúde do Amazonas hoje está pior do que se encontrava na Pandemia”, afirma o parlamentar.

Share