O deputado federal Amom Mandel Lins (Cidadania) chegou a ser encaminhado para o 14° Distrito Integrado de Polícia (DIP) na Av. Autaz Mirim, zona Leste de Manaus, nessa quinta-feira (04/01), durante a ‘Operação Impacto’, conduzida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). De acordo com agentes de segurança presentes na operação, o parlamentar demonstrou insatisfação ao ser abordado pela Rocam (Rondas Ostensivas Cândido Mariano) e tentou influenciar a guarnição utilizando uma “carteirada”, com conotações de ameaça e constrangimento.
Essa prática configura crime de abuso de autoridade, conforme estipulado pela Lei 13.869/19, com pena prevista de detenção de 1 a 4 anos, além de multa. A mesma penalidade se aplica a quem utiliza identificação funcional, uniforme, insígnia, distintivo ou outro meio de identificação para menosprezar ou ofender agentes públicos ou privados no exercício legítimo de suas funções.
Capitão Alberto Neto
Nas redes sociais, o deputado federal Capitão Federal Alberto Neto se pronunciou sobre a abordagem de Amom e confirmou o caso. O parlamentar afirmou que a autuação ocorreu após abordagem de policiais da Rocam.
O caso de Amom Mandel, por se tratar de uma situação atípica, foi transferido do 14° DIP para a Secretaria de Segurança Pública, onde serão conduzidas investigações para esclarecimento dos fatos.