A Lei Orçamentária Anual (PLN 29/2023), que está prestes a ser votada pelo Congresso Nacional, carrega consigo a promessa de impulsionar 22 grandes obras no estado do Amazonas. Dentre esses projetos, destaca-se a destinação de recursos pelo governo Lula para a construção do Porto da Manaus Moderna no ano de 2023.
Atualmente, o Porto da Manaus Moderna sofre com condições que remetem a uma estrutura precária, onde cargas, veículos, mercadorias e até mesmo o mau cheiro se entrelaçam com trabalhadores e passageiros. A Manaus Moderna, apesar de suas adversidades, é um ponto de interesse turístico, especialmente para aqueles que desembarcam pelo porto dos ingleses.
No panorama das promessas orçamentárias, destaca-se também a atenção voltada para melhorias nas BR-174 e BR-319 no Orçamento Geral da União 2024. Contudo, a questão persistente recai sobre a BR-319, que ainda carece da licença do Ibama para atividades no denominado “trecho do meio”. Este impasse coloca em evidência os desafios e a necessidade de alinhamento entre os interesses de desenvolvimento e as preocupações ambientais.
Além das vias terrestres, o orçamento abrange o Amazonas com investimentos em 15 portos e 4 aeroportos no interior do estado. Essa abrangência sinaliza um esforço para fortalecer a infraestrutura logística e conectividade na região, o que pode ter impactos significativos no desenvolvimento econômico e social.
Na última quinta-feira, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao marcar as últimas pautas de votação do ano, antecipou a previsão de votação do orçamento para quarta (20) ou quinta (21). Para o estado do Amazonas, que passou por quatro orçamentos anteriores sem contemplação com obras da União, a semana se torna um período de expectativas e esperanças renovadas para avanços significativos em sua infraestrutura e desenvolvimento.