Manaus,27 de novembro de 2024

Famílias indígenas são despejadas de ocupação no Tarumã

Uma operação de desocupação na Comunidade Nusoken, no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus, retirou cerca de 200 famílias de indígenas, na manhã desta segunda-feira (18/12). Os indígenas são das etnias Kokama, Sateré-Mawé, Tikuna e Munduruku.

Ao menos uma pessoa foi detida durante a operação por resistir à ordem de desocupação, as famílias devem passar a semana do Natal sem moradia, já que o aparato policial não poupou idosos e crianças.

Sob os olhares desesperados dos moradores, a operação ocorreu com o apoio da Rocam (Polícia Militar); barracos e uma maloca foram destruídos. A desocupação iniciou por vota das 6h da manhã, policiais da tropa de choque avançaram sobre mães com criança no colo e idosas, que, de joelhos, tentaram impedir o avanço dos policiais.

Em nota, a Polícia Federal (PF) informou que participou de cumprimento de reintegração de posse expedido pela Justiça Federal no bairro do Tarumã. Outros órgãos também atuaram no cumprimento legal da medida, tais como, Secretaria de Segurança Pública, Gabinete de Gestão Integrada, FUNAI, COE, ROCAM e o 1o Batalhão de Choque da Polícia Militar, o Detran, o Corpo de Bombeiros, GIPIAP, SEMMAS, Amazonas Energia e o SAMU.

“A intimação dos invasores foi na última sexta-feira, 15/12, também com a presença de Policiais Federais. Vale ressaltar que a Justiça Federal disponibilizou toda a estrutura necessária para a retirada dos invasores do local. Foram cedidos caminhões de mudança e carregadores, que ficaram disponíveis para levar os invasores para o endereço que quisessem.”

Share