A quarta edição do Manaus Filme Fantástico ocorre de 5 a 16 de dezembro, das 17h30 às 19h, no Cineteatro Guarany, situado na Vila Ninita, ao lado do Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro. A entrada é gratuita.
Neste ano, o evento destaca-se pela inclusão de novas categorias, como documentários nacionais e internacionais, animações e filmes LGBTQI+. Além disso, presta homenagem ao cineasta amazonense Z Leão, originário de Anori, que começou sua carreira no cinema aos 15 anos em uma produção alemã em Barcelos.
A programação abrange as 101 produções inscritas, buscando total inclusão daquelas que enviaram suas obras, totalizando 89 curtas e 12 longas-metragens. A seleção engloba curtas de diversos estados brasileiros, como Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal e Nordeste.
Sergio Cardoso, diretor do Departamento de Difusão Cultural, destaca a participação surpreendente de duas produções espanholas. Ele afirma: “Foi uma surpresa muito grande receber a participação de dois curtas desse país. Essa iniciativa proporciona uma vitrine para produções de diversos gêneros, abrindo oportunidades para o mercado brasileiro e internacional”.
A programação completa está disponível no portal da Cultura (cultura.am.gov.br).