Manaus,21 de novembro de 2024

Acesso a serviços no ‘Sabadão da Saúde’ será ampliado no próximo sábado(2/12)

A Prefeitura de Manaus informou que, no próximo sábado (2/11), as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estarão de portas abertas, das 7h às 12h, para a mega-ação “Sabadão da Saúde”, estratégia que tem o objetivo de ampliar o acesso aos serviços assistenciais da rede de atenção primária.

A ação prioriza usuários com suspeita ou confirmação de hipertensão e diabetes, mulheres grávidas, usuárias com idade para o exame preventivo do câncer do colo do útero e crianças de 0 a 14 anos que precisam atualizar a caderneta de vacinação. O atendimento será no formato de porta aberta, dispensando a necessidade de agendamento.

Shádia Fraxe, titular da Semsa, destaca que o “Sabadão da Saúde” faz parte da agenda do prefeito David Almeida para fortalecer a cobertura da rede de atenção primária.“O Sabadão da Saúde é uma mega-ação de saúde que faz parte da agenda de compromissos do prefeito David Almeida para fortalecer a cobertura da rede de atenção primária na capital, e para que este evento seja um sucesso, precisamos que a população compareça para receber os serviços de saúde que serão ofertados”, acentua.

Para pessoas com hipertensão ou diabetes, serão disponibilizadas consultas, aferição de pressão, exame de hemoglobina glicada, renovação de receitas e dispensação de medicamentos. O público feminino terá acesso a consultas de pré-natal, especialmente para gestantes a partir de um mês de gestação, incluindo a coleta de exame preventivo para mulheres entre 25 e 64 anos.

No último sábado (25/11), a Semsa mobilizou 1.650 servidores em 167 salas da rede básica de saúde durante o “Dia D” de vacinação contra influenza. A iniciativa visou proteger grupos mais vulneráveis e crianças contra doenças imunopreveníveis.

Os interessados em participar do “Sabadão da Saúde” devem apresentar documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS). A Prefeitura espera contar com a presença da população para o sucesso do evento e fortalecimento da atenção primária em saúde na capital.

Share