Manaus,22 de novembro de 2024

Museu de Numismática Bernardo Ramos celebra 123 anos

O Museu de Numismática Bernardo Ramos, localizado no Palacete Provincial, completa 123 anos de criação criação no dia 30 de novembro. Para celebrar essa data, será realizada, às 19h do dia 30, uma cerimônia de abertura da exposição “Os Réis da Paris dos Trópicos”, que traz fotografias de moedas e cédulas que fazem parte do acervo do museu.

A exposição fotográfica se faz por conta do talento de sete fotógrafos extremamente habilidosos, e incorpora um sentido figurado que realça a riqueza e o esplendor da Belle Époque, um período áureo da história da cidade de Manaus, compartilhando com o público uma visão do cotidiano daquela época. Após o evento da abertura, a exposição permanece aberta ao público, de forma gratuita, até o dia 31 de janeiro no Palacete Provincial.

Na cerimônia, o espaço terá o cantor Alex Alencar trazendo um mix de Música Popular Brasileira e toadas. também será oferecido um coffee break para o público, além de funcionários caracterizados com roupas do período áureo da borracha para trazer uma imersão completa na exposição.

O acervo do Museu foi organizado pelo comerciante, pesquisador, autodidata e cientista amazonense Bernardo d´Azevedo da Silva Ramos, no final do século XIX. Em 6 de outubro de 1899, a coleção foi adquirida pelo Estado através da Lei n° 296. O acervo possui hoje mais de 35 mil peças entre moedas, medalhas, cédulas, selos, cartões-postais, máquinas e uma pequena biblioteca especializada.

“O Museu de Numismática Bernardo Ramos foi criado em 30 de novembro de 1900. Ele já foi considerado o quarto do mundo e atualmente é um dos maiores da América Latina em valor e importância histórica”, relatou Dênio Mota, gerente do Museu, sobre a história do local. “A vida multifacetada de Bernardo Ramos é um testemunho de seu amor pela Amazônia e seu compromisso inabalável com o progresso de sua comunidade”, avalia Dênio.

Share