Manaus,24 de novembro de 2024

Bolsonaristas do AM têm índice de 70% de aprovação de propostas do governo Lula

Apesar de terem como carro chefe a oposição ao governo petista, parlamentares da direita do Amazonas têm votado em projetos de interesse do governo em um índice favorável de 70%. É o que mostram os números de votações em pautas governistas disponíveis na plataforma Radar do Congresso.

Os dados apontam que a maioria dos deputados federais do Amazonas, mesmo bolsonaristas, está “alinhada” com as propostas do governo atual. A plataforma organiza a margem de governismo de cada parlamentar na Câmara dos Deputados, de acordo com os votos em propostas do governo.

Deputados com maior afinidade a Lula

O deputado federal com maior afinidade nas pautas governistas é Sidney Leite (PSD), com índice de 95% governista. Em seguida, aparecem Átila Lins (PSD), com 93%. Ambos os parlamentares são de legendas consideradas “alinhadas com o governo”.

Bolsonaristas do AM em sintonia com o governo Lula

Declaradamente bolsonarista, Fausto Jr. (União Brasil) tem 76% de votações favoráveis as pautas do governo petista. Nas redes sociais, o parlamentar assume a postura de oposição e sustenta críticas ao presidente em praticamente todos os seus canais oficiais.

Silas Câmara (Republicanos), que já recebeu Bolsonaro em cultos religiosos em Manaus, tem 75% de seus votos favoráveis ao presidente Lula. O parlamentar inclusive representou Omar Aziz em um encontro com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) seria o único parlamentar do Amazonas com baixo índice de “alinhamento” com o governo Lula no congresso. Com 24% de seus votos a favor de propostas do governo atual, Alberto Neto aparece ao lado de deputados como Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com 23% e Nikolas Ferreira (PL-MG), com 21% de governismo.

Nomes flutuantes

No campo da “independência”, com parlamentares flutuantes na oposição, surgem nomes como Saullo Vianna (União Brasil), com 88% de governismo e Adail Filho (Republicanos), com 77%. Os dois parlamentares são de legendas consideradas de oposição ao governo Lula, mas os números mostram que são praticamente governistas. Amom Mandel (Cidadania), tem 73% de seus votos favoráveis ao governo Lula.

Ideologia e pragmatismo

O cientista político Carlos Santiago aponta uma preocupação da bancada amazonense em ser, nas palavras dele, “pragmática”, apesar das ideologias levantadas durante o período eleitoral. Segundo o especialista, o comportamento de parlamentares até mesmo da direita conservadora se manifesta de maneira branda em votações que interessam ao governo. “A bancado Amazonas no Congresso Nacional, embora seja de um perfil mais à direita, conservadora, venceu inclusive as eleições com discurso mais à direita, é bem pragmática na hora da votação, pois o governo tem defendido os interessas econômicos do Amazonas e tem redirecionado verbas públicas para o Estado nas áreas de habitação, segurança pública e em outras áreas, como socorro à estiagem. Então, isso pode refletir na votação da bancada no Congresso Nacional, com pragmatismo envolvendo ganhos de verbas e de pleitos para melhorar algumas áreas do Amazonas. Isso explica um percentual de votação por um governo tão alto”, explica o especialista.

Veja a base governista de Lula no AM

Share