A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) deu início, nesta semana, a campanha ‘Estoque Seguro‘, com ações que pretendem alcançar até 1.000 mil bolsas de sangue armazenadas até o final do mês de Novembro.
A campanha reúne estratégias que incluem o uso racional do sangue, captação de novos doadores e ajustes no fluxo do ciclo do sangue. O estoque seguro é uma preocupação do hemocentro para garantir o abastecimento de todos os hospitais durante as festividades de final de ano.
As pessoas que comparecerem ao Hemoam nos próximos dias, irão se deparar com ações, sendo algumas como: sorteio de brindes, prestação de serviços de beleza, saúde e bem-estar, além de homenagens para os doadores que acumulam mais doações. “Estamos com diversas parcerias para tentar retribuir minimamente o carinho que nossos doadores entregam na doação de sangue”, ressaltou Nívia França, gerente de captação. As atividades surpresas começam a partir da próxima quinta-feira (16/11).
“Desde o mês de outubro estamos amargando um fraco comparecimento de doadores e, consequentemente, um estoque baixo. Estamos nos mobilizando para tentar estimular o comparecimento diário para resultar em pelo menos 250 doações diárias. Com esse número nossa meta será alcançada até o final do mês e assim garantir o abastecimento de sangue para as festas de final de ano”, disse o diretor técnico, Sérgio Albuquerque.
Para doar sangue, é preciso estar com documento oficial com foto, pesar acima de 50kg, ter entre 18 a 60 anos, e ter dormido pelo menos 6h de sono na noite anterior à doação. Os jovens entre 16 e 17 anos precisam estar juntos de um responsável legal. O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, localizado na avenida Constantino Nery, nº4397, bairro Chapada. O hemocentro não funcionará na quarta (15) e na segunda (20), em virtude dos feriados.