Moradores do bairro Ponta Negra registraram um fenômeno inédito que ocorreu na tarde desse domingo (5/11). Uma tempestade de areia atingiu o bairro e adjacências. O fim de semana também registrou o retorno da forte fumaça na capital.
Imagens da tempestade de areia foram divulgadas e compartilhadas por moradores da região.
Pra quem tá perguntando como está a situação de Manaus: https://t.co/szL8Im2gu5
— 🇵🇸 Cleberpaz (Kerberos) (@Kerberos2D) November 5, 2023
Nas primeiras horas da madrugada deste sábado (4/11), a poluição da fumaça que persiste em Manaus se tornou insuportável, invadindo as casas e tirando o sono dos moradores. Desde meados de setembro a população manauara sofre com os graves impactos sobre a saúde pública causados pela fumaça tóxica, potencializada pelas queimadas criminosas em todo o Amazonas.
A qualidade do ar chegou a ser considerada perigosa para a saúde humana na parte da manhã quando marcou 440 ug/m3, segundo o site do projeto Índice de Qualidade do Ar Mundial. O céu se tornou cinza. Nas ruas da cidade, as pessoas sentiram calor, dificuldade para respirar e dores na garganta e nos olhos.
Sou jornalista há 20 anos em Manaus. As primeiras matérias que fiz sobre fumaça encobrindo Manaus foram no ano de 2015. Naquele ano também tivemos o fenômeno El Niño. De lá pra cá, todos os anos passamos a conviver com esta realidade no chamado “verão amazônico”. Infelizmente… pic.twitter.com/ltb2ogKsnv
— Mário Adolfo Filho (@marioadolfo) November 3, 2023