A secretária nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT), a amazonense Anne Moura, foi tema de uma pintura que fez parte das ativações da virada sustentável, evento que ocorreu no último fim de semana, em Manaus. O artista responsável pela obra, Alessandro Hipz, afirma que as lutas da política amazonense foram inspiração no trabalho.
A Virada Sustentável Manaus promoveu mais de 70 atividades gratuitas em vários bairros da cidade, neste fim de semana.
A programação incluiu ações de limpeza de espaços e igarapés, atividades culturais, exposições, oficinas, palestras, brincadeiras e atividades socioambientais. No Largo São Sebastião, o evento promoveu instalação artística com a Exposição ODS, com artistas pintando painéis inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Dos 17 objetivos sustentáveis estipulados pela Onu, eu fiquei a cargo de representar um mural retratando a vida na água”, inicia Alessandro Hipz artista de graffiti há 23 anos.
O artista explica que o mural leva a simbologia do urbano e a interação com a água em convívio harmonioso. Além de ter uma figura de representatividade política e torno do meio ambiente.
“Eu já tinha uma ideia de ter um trabalho com a Anne há muito tempo, por tudo que ela representa. O meu trabalho sempre retrata mulheres amazônicas. Já tinha um tempinho que queria fazer algo tendo ela como modelo, então acho que essa era a oportunidade ideal, ela como uma pessoa que sempre está em lutas ambientais. O mural representa isso, o ‘ser urbano’ representado por ela e o peixe, mostrando esse convívio harmonioso e não predatório entre o urbano e a vida na água. E também pela representatividade que é a Anne, uma mulher política a frente desses temas (sic)”, explica,
A Virada Sustentável Manaus foi executada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, em parceria com as Nações Unidas (ONU), com o apoio do Governo, Prefeitura e empresas da cidade.