Manaus,4 de dezembro de 2024

Conheça os candidatos que devem disputar a prefeitura em 2024

Com a proximidade das próximas eleições, o cenário político tem se movimentado e alguns políticos já se manifestaram interessados no cargo máximo da administração Municipal. O portal Comun elaborou uma lista preliminar de possibilidades, considerando figuras que já deram demonstrações de interesse em participar da disputa em 2024. Confira: 

David Almeida

O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que foi eleito com 466.970 votos da população manauara em 2020, é um dos principais nomes que deverá concorrer no pleito em busca da reeleição. O chefe do executivo vêm mostrando forte interesse em continuar no cargo, apesar de sinalizar, em evento público, que só deve pensar em eleição no ano que vem. David segue liderando o voto popular em diversas pesquisas já divulgadas.

Roberto Cidade

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade é um dos nomes cotados para a disputa. Isso porque o deputado participou de um evento público ao lado do governador Wilson Lima e o ato serviu praticamente de palanque político. 

A situação ocorreu durante a inauguração Rapidão Rodoanel Rodoviário, quando alfinetou o atual prefeito David Almeida. Um grupo de pessoas seguravam cartazes e chamavam Cidade de Prefeito.  

Amom Mandel

Tendo forte influência nas redes sociais, Amom Mandel (Cidadania) foi um verdadeiro fenômeno nas últimas eleições, sendo saindo de vereador para ser o deputado federal mais bem votado. O parlamentar não chegou a falar abertamente sobre as próximas eleições, mas não perde oportunidades de seguir criticando a gestão municipal local.

Coronel Menezes

Figura mais que carimbada do bolsonarismo no Amazonas, o coronel Menezes (PL) já chegou a anunciar sua pré-candidatura a prefeito de Manaus nas eleições de 2024. Ele também se envolve em frequentes polêmicas, inclusive dentro do próprio partido, o PL no Amazonas. Uma briga entre ele e outra figura de destaque no partido, o deputado federal Alberto Neto, ganhou, inclusive ações na justiça. Menezes chegou aa ser expulso do partido após chamar Alberto Neto de “Judas”. Ele recorreu da decisão na justiça e foi reintegrado ao PL.  

Capitão Alberto Neto 

O deputado Alberto Neto, é outro cotado do PL para disputar a Prefeitura de Manaus em 2024. Ele já chegou a disputar o mesmo cargo em 2020. A decisão sobre o nome do PL nas próximas eleições ainda não foi anunciada pelo presidente estadual do partido, Alfredo Nascimento.

Sassá da Construção 

O vereador Sassá da Construção Civil (PT), é um dos políticos que entram na lista. Sassá confirmou seu nome durante a visita do presidente municipal do PT de Manaus, Valdemir Santana, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O parlamentar chegou a reclamar do descrédito dos colegas de Casa.

Sassá não é o único nome do PT que é cogitado na disputa. Em uma entrevista no Comun, a Secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura confirmou que estaria à disposição para disputar a candidatura e declarou ser uma candidata “preparada” para comandar uma cidade como Manaus. Ela disparou: “A única coisa que eu posso dizer é que eu estou à disposição do meu partido, à disposição da minha cidade, do meu estado. Esse é o combinado, inclusive, com o presidente Lula, com a presidenta Glesi, que eu estaria à disposição. Agora eu repito. Isso dependerá de uma decisão coletiva da direção aqui no estado e também da direção nacional. Mas eu estou preparadíssima”.

Alessandra Campêlo

No terceiro mandato como deputada estadual, Alessandra Campêlo é uma das figuras femininas do cenário político amazonense que também demonstrou interesse em disputar a Prefeitura pelo grupo do governo Wilson Lima. A deputada se diz capacitada para enfrentar esse novo desafio. “Por ter experiência no Poder Executivo, por ter experiências exitosas em diversas secretarias e pela experiência acumulada nessa vida política, me coloco, sim, à disposição do grupo do governador Wilson Lima como um nome de uma mulher preparada para esse desafio”, ressaltou a parlamentar. 

Vale destacar que Alessandra é da base aliada do governador dentro da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), bem como o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade, que é outro nome cogitado para se lançar candidato.

Eron Bezerra

O ex-deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB) foi um dos primeiros que anunciou pré-candidatura à Prefeitura de Manaus para o ano de 2024, representando a esquerda. O anúncio foi feito ainda em março de 2023, durante participação dele em um programa de rádio e tv local. Ele justificou que a pré-candidatura é importante devido ao momento de polarização política no País. “Entendo que a esquerda precisa ter um candidato. Nós não conseguimos fazer isso na eleição de 2022, por razões óbvias”.

Nome surpresa 

Rebecca Garcia 

Rebecca, que foi deputada federal pelo Partido Progressistas (PP) de 2006 a 2010 e hoje é conselheira no Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam). Apesar de estar um tempo afastada da política partidária, é uma das personagens que pode brigar pelo cargo de gestor municipal. 

Mesmo depois de afirmar, em uma entrevista recente para um programa local, que “Não pensa na possibilidade” de concorrer às próximas eleições, nas redes sociais Garcia tem apresentado uma postura que contrapõe a afirmação. Rebecca tem manifestado sua opinião sobre pautas políticas, além de frequentemente relembrar candidatura. Em postagem recente ela declarou: “Terminando o Outubro Rosa e relembrando a aprovação da Lei da Mama que tive a honra de ser autora e aprovar no Congresso Nacional, na qual o SUS fica obrigado, em caso de condições de saúde e desejo da paciente, a fazer a cirurgia plástica reparadora na mulher que passou pelo processo de mastectomia. Só ela já teria valido meus dois mandatos”.

Rebecca também participou de um encontro com parlamentares da bancada da Amazônia Ocidental no mês de setembro, na Câmara dos Deputados, juntamente com o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa.

Por: Lara Bernardes

 

Share