O prefeito de Borba, Simão Peixoto, é o mais novo filiado ao partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), mesmo partido do senador Eduardo Braga. Simão assinou o documento de filiação, nesta quarta-feira (1º), na sede estadual da sigla, localizada no bairro Parque Dez de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.
O chefe do Executivo de Borba era filiado ao Partido Progressista (PP) desde o início de sua carreira política, em 2008, como vereador, chegando a presidir o parlamento borbense no biênio 2011-2012. Ele foi reeleito vereador nas eleições municipais de 2012 e, em 2013, retornou ao cargo de Presidente da Câmara Municipal.
Em 2016, Simão Peixoto concorreu ao cargo de prefeito, vencendo aquela eleição com 6.238 votos. Em 2020 foi reeleito pelos borbenses, mas foi afastado do cargo em 2023, suspeito de chefiar associação criminosa, no qual esteve foragido e se entregou mais tarde à Polícia Civil em Manaus.
Mesmo após ter a liberdade provisória concedida pela Justiça, Simão continua sendo investigado por fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva.
Ao sair da cadeia, o prefeito reassumiu o cargo de majoritário usando tornozeleira eletrônica e no dia da posse, acusou o vice-prefeito, Zé Pedro, de realizar irregularidades durante sua gestão interina. Ele chegou a chamar Zé Pedro de “burro” na frente de uma multidão de pessoas.