O Governo do Amazonas decretou ponto facultativo na sexta-feira (3/10). Com a medida, o estado “emendou” o feriado de Finados, que ocorre nesta quinta-feira (2/10). Nos dois dias, somente serviços essenciais vão funcionar no Amazonas.
O estado manterá o funcionamento de todos os serviços da rede pública estadual normalmente até esta quarta-feira (1/10), conforme o decreto publicado no Diário Oficial, no dia 26 de outubro deste ano.
Funcionamento do serviço público estadual no feriado prolongado:
- Cidadania
O atendimento da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) na capital, seguirão funcionando normalmente no regime de 24h durante a semana inteira.
- PACs
Os serviços de Pronto Atendimento ao cidadão (PAC) continuarão realizando serviços em horário habitual, das 8h às 16h, até quarta-feira (1/10) em todas as unidades.
- Prato Cheio
As cozinhas populares do programa Prato Cheio, administradas pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) também funcionarão normalmente até quarta-feira (1/10), servindo refeições, das 11h às 13h.
No feriado, cozinhas e restaurantes do programa não funcionarão, mas retornam normalmente com os atendimentos na sexta-feira (3/10). Os Centros de Convivência terão expediente normal.
- Segurança Pública
As centrais de flagrantes dos 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e as Delegacias Especializadas em Homicídios e Sequestros (DEHS), Crimes contra a Mulher (DECCM) zona centro-sul, no Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Apuração de Atos Infracionais (Deaai), irão funcionar em regime de plantão 24h.
As Delegacias Especializadas em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e a de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) funcionarão atendendo registro de ocorrência da área de atuação da unidade especializada.
Neste período, as ocorrências também podem ser registradas na Delegacia Virtual, através deste link.
- Saúde
As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas não funcionarão na quinta-feira (2/10) e sexta-feira (3/10).
Estarão funcionando os seis prontos-socorros (três adultos e três infantis), as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
- Detran-AM
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) manterá suas operações regulares até quarta-feira (1/10), incluindo a emissão de documentos veiculares e exames na sede do órgão, postos dentro dos PACs e shoppings.
- Educação
As escolas da rede estadual vão manter as aulas normalmente durante os períodos matutino, vespertino e noturno, assim como as Escolas Estaduais de Tempo Integral (EETI) e Centro Estaduais de Tempo Integral (CETI) até quarta-feira (1/10). Já nos dias 2 e 3 de novembro, as aulas foram suspensas.
- Cultura
Os centros culturais e o Teatro Amazonas, administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, funcionarão das 9h às 13h na quinta-feira (2) e das 9h às 15h na sexta-feira (3/10). A Casa das Artes e a Galeria do Largo irão funcionar somente na sexta-feira (3/10) das 15h às 20h.
Prefeitura de Manaus
Ônibus
A Prefeitura de Manaus determinou às empresas de transporte coletivo que reforcem, na quinta-feira (2/11), as linhas de ônibus para atender os seis cemitérios da capital, no feriado de Dia de Finados, com atenção especial ao cemitério Nossa Senhora Aparecida (cemitério Tarumã), na zona Oeste. Os veículos irão operar com cartaz no para-brisa, informando por quais cemitérios transitam.
Na quinta-feira (2/10), três linhas extras irão atender a população que se desloca ao cemitério Tarumã: 500 – Novo Israel / Cemitério Tarumã; 560 – T4 / Cidade de Deus/ Nova Cidade/ Cemitério Tarumã; e, ainda, a linha 901 – T4-T5 / Avenida Coronel Teixeira/ Cemitério Tarumã/ Torquato Tapajós. As três linhas extras irão reforçar o atendimento em mais 22 veículos.
Ainda em relação ao cemitério Tarumã, as linhas 010, 211, 219, 213, 223 deverão operar com a frota de sábado, em virtude do grande deslocamento de usuários para o terminal de bairro, localizado no conjunto Augusto Montenegro, próximo ao cemitério Tarumã.
No cemitério Santa Helena, localizado no bairro São Raimundo, serão reforçadas as linhas 001 – Interbairros 1 / T2, 002 – Interbairros 2; 100 – São Raimundo / T1 / Praça da Saudade; 101 – São Raimundo/ T1 / Centro; 116- Compensa / T1-2 / Praça da Saudade; 119 – Compensa / T1 / Centro; 129 – Transportuária/ Centro / via Educandos / T2 / Cachoeirinha;110 – avenida Brasil/ T2/Centro; e, ainda, a linha 112 – Santo Antônio/Centro.
Quanto ao cemitério São Francisco, no Morro da Liberdade, serão reforçadas as linhas 004 – Circular / Sete de Setembro / T2 / Centro; 010 – Norte-Sul/ E2 / T2 /Cachoeirinha; 625 – Nova República/Educandos/ Centro; 704 – Betânia/Centro; 705 – Mauazinho/ T2/Centro; e a linha 711 – Mauazinho/Panair/Centro.
No bairro Colônia Antônio Aleixo, as linhas 085 – Antônio Aleixo/T5 e 604 – Antônio Aleixo/ T2 /Centro irão atender o cemitério Santo Alberto, situado no bairro.
Em relação à circulação de veículos, os agentes de trânsito atuarão para facilitar a circulação dos motoristas na avenida do Turismo, próximo ao cemitério Tarumã, em direção aos bairros da região. Os agentes de trânsito e fiscais de transporte do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estarão nas imediações dos cemitérios orientando os usuários do transporte coletivo e organizando o trânsito nos locais.
Trânsito
Nos principais cemitérios da cidade, haverá atuação dos agentes para organizar o trânsito nas localidades. Os motoristas devem ficar atentos a interdições e desvios.
No cemitério São João Batista, as interdições iniciam às 22h desta quarta-feira (1/11). No local, a avenida Maceió será interditada, no sentido bairro/Centro, entre a Domingos Lima e Álvaro Botelho Maia, e o fluxo desviado à direita para a Domingos Lima e, posteriormente, à esquerda para a Santos Dumont e Álvaro Maia.
Ainda na avenida Maceió, no sentido Centro/bairro, o trecho entre a Álvaro Botelho Maia e Domingos Lima poderá ser interditado, de acordo com o fluxo do público no local.
Quanto à avenida Álvaro Maia, será interditada, no sentido Praça 14/Compensa, entre a Maceió e Santos Dumont, sendo o fluxo desviado à esquerda para a Major Gabriel, permanecendo a direita livre para a Maceió em direção à Darcy Vargas.
Nas imediações do cemitério Tarumã, os retornos, em frente ao local, serão interditados. Haverá, ainda, gerenciamento do trânsito nos demais cemitérios da capital. Ao todo, o IMMU irá atuar com 203 agentes de trânsito.