Manaus,6 de novembro de 2024

Reunião sobre o SUS que ocorre no AM deve se estender até quarta

A 85ª Conferência Anual da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) começou hoje (30/10), em Manaus, e estenderá até quarta-feira, 1º de novembro. Conforme informações do Ministério da Saúde, os principais tópicos de discussão são os desafios e as implicações da seca para os profissionais de saúde indígena, bem como a gestão de trabalho e educação em saúde no Amazonas.

De acordo com o ministério, essa conferência desempenha um papel crucial como um fórum paritário e permanente, e tem como objetivo dar sequência às deliberações da 7ª Conferência Extraordinária da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, realizada em julho em Brasília.

“Além disso, ao se deslocar até Manaus, a equipe do ministério visa a descentralizar o espaço geográfico, ampliar o alcance do diálogo e aumentar a participação de representantes da saúde na reunião. Estão previstas as participações de gestores, prestadores de serviços, representantes de sindicatos e especialistas em saúde.”

O Ministério da Saúde caracteriza a Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS como um fórum proativo e deliberativo, destinado a construir consensos entre os gestores e os profissionais de saúde, a fim de encaminhar propostas ao Conselho Nacional de Saúde (CNS). O CNS é a instância responsável por oficializar as decisões e convertê-las em resoluções de políticas de saúde.

Share