Manaus,5 de novembro de 2024

Inelegível, Bolsonaro planeja expandir presença da família na política

O ex-presidente Jair Bolsonaro, que já tem três de seus cinco filhos na política, planeja expandir a presença da família em futuras disputas eleitorais. O ex-presidente visa manter o clã em destaque apesar de sua própria inelegibilidade até 2030, devido a uma condenação.

Bolsonaro vem preparando o segundo filho mais novo, Jair Renan Bolsonaro, de 25 anos, para disputar uma vaga de vereador em Balneário Camboriú (SC), cidade onde passou a morar desde que ganhou um cargo no gabinete do senador Jorge Seif (PL-SC), ex-secretário de Pesca do governo passado.

Outra figura que se prepara para buscar uma vaga no Legislativo é a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que deve tentar uma cadeira no Senado pelo Distrito Federal em 2026. Após ganhar um cargo no PL Mulher, Michelle tem percorrido o país em eventos nos quais defende uma maior participação feminina na política.

Os planos da família Bolsonaro também incluem levar Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) para Brasília. Vereador do Rio de Janeiro desde 2001, a ideia é que Carlos se reeleja no ano que vem para a Câmara Municipal e, dois anos depois, dispute uma cadeira de deputado federal.

Assim, caso consiga eleger Carlos e Jair Renan em 2026, Bolsonaro teria três dos filhos na Câmara dos Deputados. Lembrando que Eduardo Bolsonaro (PL-SP), está em seu segundo mandato e deve tentar a reeleição.  Além disso, o filho mais velho, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), cumpre mandato de senador desde 2018. 

Share