O Governo do Amazonas, por meio do Comitê de Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, divulgou o boletim com novas informações sobre a estiagem no estado, nesta terça-feira (17/10). Já são 59 municípios do Amazonas em situação de emergência, e mais de 500 mil pessoas afetadas pela seca.
Houve alteração no número de municípios interioranos que estão em situação de emergência, acrescentando as cidades de: São Sebastião do Uatumã, Itacoatiara, Urucurituba, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Parintins, Manacapuru, Novo Airão e Nhamundá estão em estado de emergência.
Segundo o boletim, o Amazonas já possui cerca de 557 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa, calculando entre aproximandamente 138 mil famílias. Apesar de ser um número consideravélmente alto, a tendência é de que esse número possa crescer ainda mais.
O Comitê foi formado ainda no dia 29 de setembro pelo governador Wilson Lima, que também decretou situação de emergência em 55 municípios do Amazonas afetados pela agravante severa que vêm afetnado o estado. O governador também anunciou medidas para reforçar as ações do Governo, que já estão em andamento, por meio da operação Estiagem 2023.