O governo prevê anunciar nesta terça-feira (10/10), o auxílio para pescadores do Amazonas. O benefício deve ter um custo de R$200 milhões, e tem o objetivo de mitigar os impactos da seca severa que aflige rios e diversos municípios amazônicos.
Além dos pescadores do Amazonas, o auxílio se estenderá aos profissionais de Rondônia e Acre, beneficiando um total de 66 mil pescadores registrados nesses estados. A iniciativa visa amparar os trabalhadores impactados pela crise da seca durante os meses de setembro e outubro.”
Uma reunião realizada na sexta-feira (6/10) pelas equipes dos ministérios da Pesca e Aquicultura e do Meio Ambiente com técnicos da Casa Civil discutiu a modelagem do auxílio. Forma de pagamento e datas ainda dependem de dados que serão coletados junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
O auxílio foi a solução encontrada para ajudar os pescadores antes do início formal do período de pagamento do seguro defeso, que vai de novembro a março. Segundo técnicos da Pesca, haveria empecilhos legais para que a ajuda de dois meses fosse um adiantamento do seguro defeso —as restrições impediriam a distribuição do dinheiro nesse benefício.