Na última quarta-feira (04/10), a Suíça oficializou apoio ao Fundo Amazônia por meio de um acordo assinado entre os dois países. A contribuição do governo suíço será de R$ 30 milhões, que serão repassados ao Brasil de forma imediata, como prevê o acordo que ocorreu no Espaço Oscar Niemeyer, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e reuniu autoridades dos dois países.
A assinatura do acordo marca um compromisso da Suíça anunciado ainda no mês de Julho de 2023 pelo conselheiro federal da Confederação Suíça, Guy Pearmeli, durante sua visita ao Brasil. O Fundo Amazônia é uma das principais fontes de financiamento de ações de proteção ao meio ambiente na região. Alemanha e Noruega são os principais doadores.
“O Fundo Amazônia é hoje, continua sendo ao longo desses quinze anos, o maior fundo do mundo. Para nós, é muito importante ações como essa, que a gente está assinando hoje, que mostram e sinalizam a importância de continuarmos executando e exercendo essa ação superimportante [de preservação da Amazônia]”, alega a diretora do BNDES, Tereza Campello.
Na ocasião, foi inaugurada a exposição “O Legado Suíço-brasileiro na Amazônia: Arte, Ciência e Sustentabilidade”, sobre a parceria histórica do país com a região amazônica. O evento contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, e da diretora socioambiental do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Tereza Campello