A Nunciatura Apostólica no Brasil anunciou, nesta quarta-feira, 27 de setembro, que o Papa Francisco nomeou o padre Zenildo Lima da Silva como novo bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus, no Amazonas. Atualmente, o presbítero é reitor do Seminário Arquidiocesano São José e um dos vice-presidentes da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama). A decisão do Papa acolhe a solicitação do arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Cardeal Steiner, de poder contar com a colaboração de um auxiliar.
Durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta, Pe. Zenildo expressou a felicidade pelo momento vivido, em comunhão com a Igreja de Manaus ao escolher um presbítero da região amazônica, dando um indicativo de uma postura de Igreja que assume a vida destes povos.
“A Igreja de Manaus vai sediar o 5º Congresso Missionário Nacional, de 10 a 15 de novembro. Nós queremos aproveitar a ocasião desta grande festa missionária para realizar a celebração da Ordenação Episcopal. O ponto de partida que nós estamos pautando neste 5CMN é sempre a Igreja local para os confins do mundo. O ministério episcopal está intrinsicamente ligado com a vida da Igreja local. Receber a ordenação por ocasião deste congresso é comprometedor. Primeiro porque é uma exigência para que o episcopado, o ministério episcopal, seja um ministério compreendido em chave missionária. Um ministério episcopal está justamente iniciando quando um congresso está pedindo que as Igrejas locais assumam cada vez mais essa dinâmica, essa realidade da missão, para que as Igrejas locais alarguem os seus horizontes”, destacou Pe. Zenildo.
Padre Zenildo Lima da Silva, é natural da cidade Manaus, no Amazonas. O presbítero é reitor do Seminário Arquidiocesano São José e um dos vice-presidentes da Conferência Eclesial da Amazônia. Em 2019, participou do Sínodo sobre a Amazônia como auditor, e como colaborador na Síntese da REPAM-Brasil.