Manaus,24 de novembro de 2024

Wilson Lima irá a Brasília pedir ajuda para afetados pela seca no AM

O governador Wilson Lima (União Brasil) anunciou que irá a Brasília, nesta terça-feira (26/9), para pedir ajuda do governo federal para a compra de cestas básicas, água, e apoio da Força Aérea no transporte dos insumos para os municípios afetados pela seca. O Estado deve pedir R$100 milhões em ações emergenciais.

Nas redes sociais o governador anunciou que conversou, neste domingo (24/9) com o presidente Lula e o senador Omar Aziz para tratar desta questão. Segundo o governo, o Amazonas se prepara para enfrentar a maior estiagem já registrada na região. A situação deve afetar a distribuição de água e alimentos para cerca de 500 mil pessoas até o final de outubro. “Nunca vimos algo assim. É a pior seca da história”, disse o governador na publicação.

O quadro fez com o governo federal convocasse uma reunião para avaliar formas de acelerar a dragagem de rios na região. Os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e dos Transportes, Renan Filho, foram mobilizados. O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, também acompanha a situação.

Share