Manaus,24 de novembro de 2024

Calor pode piorar no AM? Especialista aponta as previsões para o Estado

Uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o Brasil nos próximos dias. Já fez muito calor em Manaus nos últimos dias, mas essa massa de ar também pode chegar ao Norte deixando as temperaturas ainda mais elevadas. Regiões como Centro-Oeste e no Sudeste devem ser as mais afetadas no cenário nacional.

O calor intenso, com marcas próximas de 40ºC ou até superiores,  atingirá grande parte da Região Sudeste, do Centro-Oeste, do interior do Nordeste, de Santa Catarina, Paraná, além de Rondônia, Tocantins, áreas do Centro-Sul do Pará e parte do Amazonas.

Manaus também tem apresentado condições climáticas que estão fazendo história por conta do fenômeno El Ninõ, causado, inclusive, alta estiagem no sul do Amazonas. O governo do Estado, inclusive, chegou a decretar situação de emergência ambiental.

Chuva após calor

A meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMT), Andrea Ramos, explica que apesar dos dias quentes que a população manauara anda vivendo na capital, Manas não deve ser o maior foco de calor na região Norte. 

“Na região norte ela (onda de calor) está pegando principalmente o sudeste do Pará. Onda de calor é estabelecida quando a gente fica com temperaturas de 4 a 5 graus acima da média. No caso de Manaus não há a onda de calor passando. Ela está mais posicionada na parte central do país., mas, de qualquer forma, ainda vai persistir temperaturas elevadas e até com chuva”, explica a especialista.

A meteorologista explica ainda que o calor que a população amazonense enfrenta nos últimos dias ainda é reflexo do El Ninõ. As manifestações climáticas trazidas pelo fenômeno também estão sendo monitoradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia. 

“A gente está com o período muito quente e seco aí na região norte. É reflexo do El Ninõ, que ele tem duas características principais: uma é seca e quente aí na região norte que diminui as chuvas e. na região sul, principalmente o aumento de chuvas como já está sendo monitorado e confirmado. Então, a tendência de previsão para Manaus ainda são as temperaturas mínimas de máxima 35”, afirma.

A especialista explica, ainda, que as temperaturas que trazem as famigeradas sensações térmicas de 40 graus devem continuar até o fim de semana, também reflexos do El Ninõ, porém, a capital pode ter até chuvas.

Chuva de Granizos 

Manaus foi atingida na última quarta-feira por uma chuva de granizo. O fenômeno chegou a ser registrado por moradores da capital. Segundo Andrea Ramos, as altas temperaturas e a fumaça de queimadas na cidade contribuíram para o fenômeno.

Confira o registro da chuva de granizo:

Share