Na eleição de 2022, quando se desenhavam os apoios aos então pré-candidatos, a escolha dos vices nas chapas acabou selando quem apoiaria quem na disputa ao governo do estado. O prefeito David Almeida (Avante) apoiou Wilson Lima (UB) e indicou como vice-governador seu amigo de infância Tadeu de Souza.
Com perfil técnico, sem ambições politicas imediatas e muito fiel a Almeida, Tadeu foi visto como alguém que não traria preocupações com disputas políticas internas pós-eleição, e serviria naturalmente de escada para David na eleição de 2026, quando – se reeleito em 2024 – provavelmente disputará o governo do estado.
Voltando a 2022, quando recebeu o apoio de David a sua reeleição Wilson prometeu apoio recíproco para a reeleição de Almeida. E, mantendo-se os acordos, tudo indica que Wilson será o responsável por definir o vice-prefeito da chapa encabeçada por Almeida.
Nos últimos dias vem pipocando informações sobre vários postulantes ao cargo de vice de David Almeida. Mas, o mais provável é que Wilson indique alguém de sua extrema confiança, sobre quem não paire a suspeita de uma “pernada” futura.
Neste cenário surge a figura de Dr. Mike, compadre do governador, seu apoiador desde os primeiros passos na política e homem de confiança. Mike já ocupou cargo no governo Wilson e disputou as eleições de 2018 (deputado estadual), 2020 (vereador) e 2022 (deputado estadual), mas não obteve êxito nos pleitos.
O cargo de vice-prefeito de Manaus seria um belo prêmio de consolo ao compadre. E, obtendo êxito eleitoral, se desenharia um cenário político sem preocupações para Wilson e seu projeto particular de poder.