Manaus,6 de novembro de 2024

TRE aprova contas da última eleição de Amazonino Mendes

O Tribunal Regional Eleitoral do estado do Amazonas (TRE-AM) publicou a aprovação da última prestação de contas eleitorais do ex-governador Amazonino Mendes. No Diário Oficial da corte, o Tribunal decidiu pela aprovação das contas de Mendes e de seu vice no pleito 2022, Humberto Michiles,

A corte eleitoral deixa claro de que qualquer indício de irregularidade nas contas do candidato e vice foram devidamente elucidadas.

“Não obstante o falecimento do requerente AMAZONINO ARMANDO MENDES, titular da chapa majoritária, o julgamento das contas eleitorais tem regramento específico, devendo adentrar no mérito, sob responsabilidade do candidato a vice, conforme decisão de Id 11678966. Na hipótese dos autos, as irregularidades inicialmente detectadas foram sanadas e não foram utilizados recursos de origem vedada ou não identificada, bem como foram acolhidas as justificativas de que as contas bancárias não declaradas referidas na promoção ministerial de Id 11678783 “foram abertas e encerradas em 15/08/2022, por algum bug do sistema do Banco do Brasil”, conforme parecer conclusivo da unidade técnica, razão pela qual julgo, nos termos do artigo 74, § 1º, da Resolução TSE nº 23.607/2019[1], APROVADAS as contas eleitorais de AMAZONINO ARMANDO MENDES e DARCY HUMBERTO MICHILES, referentes às eleições de 2022″, cita trecho da peça no TRE.

Amazonino Mendes disputou as eleições para candidato a governador do Amazonas no último pleito de 2022. O ex-governador e ex-prefeito ficou em terceiro lugar e não alcançou o segundo turno contra o atual governador Wilson Lima.

Veja na integra

Share