Após divulgar, em suas redes sociais, um artigo onde afirma que o governo Lula utiliza indígenas como “massa de manobra”, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), foi criticado por internautas, alguns deles indígenas.
Os internautas chegaram a relembrar que o deputado foi a favor de modificações ministeriais que supostamente reprimiam a autonomia das pastas do meio ambiente e dos povos indígenas.
Em um dos comentários, Izabel Munduruku, mestre em história, foi mais longe e apontou que as falas rasas do deputado a respeito dos povos originários apresentam carência de conhecimento das lutas indígenas no Congresso Nacional. Munduruku chama atenção ainda do deputado para os recentes questionamentos e pressões do movimento indígena sobre o governo federal.
“O Movimento Indígena segue sendo um dos que mais questionam e fazem pressão ao governo. Mas na sua perspectiva somos só massa de manobra, inertes diante do outro. Se você não consegue perceber nossas ações e autonomia, isso mostra muito de sua visão sobre nós. Preste atenção!”, afirma nas redes.
Veja os comentários na integra:
O Mov Indígena segue sendo um dos que mais questionam e fazem pressão ao governo. Mas na sua perspectiva somos só massa de manobra, inertes diante do outro. Se você ñ consegue perceber nossas ações e autonomia, isso mostra mto de sua visão sobre nós. Preste atenção!
— Izamunduruku 🏹 (@izabelcristinee) September 4, 2023
"Neste ano, o Congresso Nacional aprovou a modificação da estrutura dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, reprimindo a atuação das referidas pastas"
Vamos ver como votou o nobre deputado que nos fala: pic.twitter.com/GnE01vQytd
— Lucas ✠ (@morlucas_) September 4, 2023
Se essa mp não fosse aprovada, o ministério dos povos indígenas deixaria de existir e a estrutura do governo anterior inteira voltaria a ser a existente. Capiche?
— Amom Mandel (@eusouamom) September 4, 2023