A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), transferiu o feriado de 5 de setembro (terça-feira), que celebra a elevação do Amazonas à categoria de Província, para o dia 8 (sexta-feira), conforme a portaria n° 2083/2023 assinada pelo presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade (UB).
O intuito é não prejudicar as atividades administrativas do Poder Legislativo estadual, que ocorrerão normalmente nos dias, 4, 5 e 6 (respectivamente na segunda-feira, terça-feira e quarta-feira).
Influência
O Governo do Amazonas decidiu transferir o feriado de 5 de setembro para o dia 8 de setembro (sexta-feira), alegando que a folga, que cai em uma terça-feira, prejudicaria a execução de serviços públicos. Com a medida, os órgãos estaduais funcionarão normalmente no dia 5. E a folga nas repartições públicas estaduais nos dias 7 e 8.
Já a Prefeitura de Manaus informou, na última sexta-feira (1°), que irá manter os feriados da Semana da Pátria de 5 e 7 de setembro, Dia da Elevação do Amazonas à Categoria de Província e Dia da Independência do Brasil, respectivamente.