Entre os 16 municípios que receberão os aeroportos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo Pac), 14 deles estão localizados no Estado do Amazonas. Com o programa, é previsto que o governo chegue a gastar cerca de R$ 1,68 trilhões de investimentos em infraestrutura.
Receberão as novas estruturas os seguintes municípios: Lábrea, Apuí, Barcelos, Caruari, Eirunepé, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, Itacoatiara, Maués, Manicoré, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Coari e Fonte Boa. Os outros dois aeroportos serão construídos em Ji-Paraná, no estado de Rondônia, e em Mateiros, que também é conhecido como São Félix de Tocantins.
De acordo com a Farol Logística, que é consultoria em infraestrutura, todas as novas obras estarão nos aeroportos regionais, principalmente nas localidades de grande potencial turístico. “Os investimentos do Novo PAC vão melhorar a capacidade dos aeroportos para atender à população com todos os serviços adequados”, relata Tiago Lima, da Farol Logística – soluções em Infraestrutura.