Manaus,13 de novembro de 2024

Após defender consórcio Sul-Sudeste, Zema recebe título ‘Amigo da Amazônia’

A Associação PanAmazônia resolveu ir até Minas Gerais entregar ao governador do estado, Romeu Zema, o título de ‘Amigo da Amazônia’. Zema foi parar no cenário da imprensa nacional por declarações preconceituosas sobre o Norte e Nordeste e também por defender a criação consórcio Sul-Sudeste no início do mês de agosto.

A placa “Amigo da Amazônia” foi entregue mesmo sem qualquer consulta prévia à sociedade civil organizada. Recentemente, Zema defendeu “protagonismo político” do Sul e do Sudeste e comparou as regiões Norte e Nordeste a “vaquinhas que produzem pouco e são tratadas melhor que as demais”.

A entrega da placa ocorreu no último dia 22 de agosto.

Em sua própria página, a associação que reúne empresários do Amazonas cita ainda as metas de Zema no Amazonas por meio do partido Novo. Uma “peregrinação” organizada pela PanAmazônia deve ser realizada no Estado.

“O foco do Novo tem de ser pela base… Precisamos eleger, ano que vem, vereadores bons, prefeitos, se possível. Daqui a quatro ou dez anos, essa base começará a galgar outras posições”. Segundo o site,  Zema sugeriu aos empresários que “chamem os bons candidatos, ano que vem, para conversar dentro das empresas de vocês”, afirma.

Em seu site, a associação defende a normalização da vida econômica na região, com plena exploração de todos os recursos naturais. Na “promoção de uma sociedade livre de amarras burocráticas e ambientais que dificultem o desenvolvimento econômico e social da Amazônia, nunca aceitando o engessamento produtivo da Amazônia”, cita o site.

 

Share