Manaus,15 de novembro de 2024

Hacker revela que Bolsonaro grampeou celular de Moraes

CNN Brasil | Notícias Ao Vivo do Brasil e do Mundo

O hacker Walter Delgatti Neto, durante depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, nesta quinta-feira (17/08), revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ter conseguido grampear o celular do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com Walter, o ex-chefe do Executivo ainda teria sugerido que ele assumisse a autoria do grampo.

“Eu falei com o presidente da República e, segundo ele, teriam conseguido um grampo, que era tão esperado naquela época, do celular do ministro Alexandre de Moraes. Segundo ele, esse grampo tinha sido realizado já e teria conversas comprometedoras do ministro”, contou Delgatti. “Ele [Bolsonaro] precisava que eu assumisse a autoria desse grampo”, completou o hacker.

Walter ficou conhecido como o “Hacker da Lava-Jato”, por ter vazado, em 2019, mensagens atribuídas ao então ministro da Justiça, ex-juiz Sérgio Moro, enviadas a integrantes da força-tarefa da Lava-Jato e outras autoridades, em operação que foi chamada de “Vaza-Jato”.

Esse fato, de acordo com o hacker, seria o motivo pelo qual Bolsonaro pediu para ele assumir a autoria da invasão no telefone do ministro. “Lembrando que, à época, eu era o hacker da Lava-Jato, né. Então, seria difícil a esquerda questionar essa autoria, porque lá atrás eu teria assumido a ‘Vaza-Jato’, que realmente fui eu, e eles apoiaram. Então, a ideia seria um garoto da esquerda assumir esse grampo”, detalhou.

Share