O ministro dos Transportes, Renan Filho, abordou os projetos rodoviários e ferroviários incorporados ao Novo PAC em uma entrevista recente. Ele revelou que o governo está considerando utilizar recursos do Fundo Amazônia para finalizar a pavimentação da BR-319 até Manaus, visando conquistar o status de “rodovia mais sustentável do mundo”. A proposta, porém, enfrenta desafios devido ao histórico de resistência por parte de ambientalistas.
Renan Filho mencionou que a obra da BR-319, destinada a conectar Manaus à rede rodoviária nacional, é marcada por um alto impacto ambiental, conforme observado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
O projeto é controverso, e sua viabilidade está sendo analisada por um grupo de trabalho designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro destacou a possibilidade de conceder a gestão da rodovia a empresas privadas, com o uso de recursos do Fundo Amazônia para garantir a sustentabilidade ambiental.
No entanto, a concessão por pedágio enfrenta desafios devido ao baixo fluxo de tráfego. Além disso, Renan Filho mencionou o projeto de trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo, indicando que o governo pode considerar uma participação minoritária se houver interesse do setor privado.
O ministro enfatizou a importância de fortalecer a base política no Congresso Nacional para garantir a aprovação do novo arcabouço fiscal, que sustentará os investimentos.
O Novo PAC prevê investimentos totais de R$ 280 bilhões em transportes terrestres, com participação significativa do setor privado, incluindo aportes substanciais para rodovias e ferrovias.