Manaus,12 de fevereiro de 2025

Braga confirma interesse do MDB na presidência do Senado

Em entrevista ao Roda Viva da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (7/08), o senador Eduardo Braga (MDB), confirmou o interesse de seu partido em participar da sucessão no comando do Senado.

A ideia já foi defendida publicamente por Renan Calheiros, um dos principais aliados do Palácio do Planalto. No Senado, Braga é apontado como o candidato mais viável do partido e já começa a se movimentar.

“É óbvio que temos o interesse em participar do debate da Câmara e do Senado. Aí haverá uma reunião das bancadas, o que ainda não aconteceu. Mas hoje somos 11 senadores e ainda termos a possibilidade de crescermos, pois estamos conversando com alguns senadores com interesse de vir para o MDB. Portanto é natural que o MDB postule as questões da Câmara e Senado”, disse Braga.

Apoio do PSD

Hoje, o Senado é presidido por Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que foi reeleito para o biênio 2025-2026 e não poderá disputar um terceiro mandato para a presidência.

Caso Omar, que já está novamente unha e carne com Braga, consiga costurar o apoio do PSD, atualmente com a maior bancada de 15 senadores, Eduardo Braga teria um bom ponto de partida para buscar a presidência do Senado em 2027.

Isso, é claro, considerando um possível cenário onde Eduardo Braga seja reeleito senador em 2026 e Omar Aziz seja eleito governador, abrindo uma vaga para o PT no Senado. Esse panorama político pode ser um trampolim para as ambições de ambos no cenário nacional.

Chapa 2026

O líder do MDB no senado, ainda afirmou que seu partido tem a pretensão de compor a chapa e indicar o vice de Lula, em sua reeleição em 2026.

“É legítimo que um partido do tamanho do MDB tenha a pretensão de compor a chapa majoritária”, afirmou o relator da reforma tributária no Senado.

Share