O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, voltou a destacar hoje (7/08) a criação de dois Centros de Comando em Manaus para ampliar e reforçar a atuação das forças de segurança na Amazônia.
As medidas fazem parte do plano Amazônia mais Segura, lançado recentemente pelo presidente Lula da Silva (PT).
“Algo em torno de R$ 2 bilhões [do Fundo Amazônia] serão gastos para apoiar as novas estruturas de segurança, que tem uma dupla coordenação, no caso na cidade de Manaus”, disse o ministro na sexta-feira (4), em Belém.
Durante a 1ª Cúpula Judicial Ambiental – Juízes e Florestas, evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Dino afirmou que a nova estrutura tem o apoio da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
“Nós vamos implantar um centro de comando de toda a Força Nacional dos nove estados da Amazônia com estruturas necessárias, implantar comando único e unidades nos estados, e vincular a esse comando as 34 novas bases integradas, sendo 28 terrestres e seis fluviais”, declarou.
De acordo com ele, o objetivo é “juntar as forças federais, estaduais e, se possível, as municipais no mesmo espaço, mediante distribuição nos noves estados da Amazônia”.
O outro centro, prosseguiu o ministro, será implantado ainda neste ano em Manaus. “É o centro de cooperação policial internacional, liderado pela Polícia Federal, com a presença das outras polícias e da Polícia Rodoviária Federal”, destacou.
Para reforçar essa nova estrutura, o ministro disse que nesta segunda-feira (7/08) será feito convite às forças armadas e às polícias dos países vizinhos.