Durante o relançamento do Programa Luz para Todos, em Parintins (AM), nesta sexta-feira (4/08), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a proteção da Amazônia e reforçou o compromisso com os moradores da região.
Ele afirmou que o governo irá combater os crimes ambientais e cuidar do povo. “Cuidar da Amazônia é a gente começar dizendo que não quer transformar a Amazônia em um santuário, que a gente quer cuidar de cada igarapé, de cada animal, de cada passarinho, de cada flor, da nossa água, mas sobretudo, eu quero cuidar do povo, amazônidas que moram aqui. Nós vamos fazer o que precisa ser feito, nós não aceitaremos e não admitiremos garimpo ilegal em terra pública, madeireiro ilegal”, disse.
Lula lembrou que, na semana que vem, participa da Cúpula da Amazônia, em Belém, que reunirá os presidentes dos oitos países amazônicos para discutir uma política conjunta de desenvolvimento sustentável para a região.
“Nós vamos fazer energia para 150 mil pessoas que ainda não têm energia. No outro governo, nós fizemos energia para 16 milhões de pessoas. Só é contra o Luz para Todos quem não sabe o que é trabalhar com candeeiro, quem não sentiu a fumaça do querosene no nosso nariz. Quem gosta disso pode ser alguém que venda óleo diesel, mas o povo quer luz”, disse.
O Programa Luz para Todos visa garantir o fornecimento de energia elétrica a residentes da área rural, em especial do Norte do país e de regiões remotas da Amazônia Legal.
Cidadão Parintinense
No início da cerimônia, o prefeito de Parintins, Bi Garcia (MDB), entregou o Título de Cidadão Parintinense ao presidente Lula e lembrou que o Linhão de Tucuruí teve as obras iniciadas ainda no segundo mandato do PT. Ele reforçou que a interligação deve resolver um problema antigo do município que convive com as quedas de energia. Ele fez um convite para que o presidente e a primeira-dama Janja prestigiem o Festival de Parintins em 2024.
Ao lado de Braga e Wilson – rivais nas eleições de 2022 –, Lula recebeu das mãos de Bi Garcia, o título de Cidadão de Parintins. A honraria foi aprovada na Câmara Municipal, por unanimidade, inclusive, por vereador bolsonarista, na semana passada.
“A sua jornada tem sido vitoriosa. Vem para cá, presidente, vem receber o título, filho mais ilustre da nossa amada Parintins, a capital nacional do boi-bumbá”, disse o prefeito.