No momento em que o Amazonas é apontado como o terceiro estado mais violento do Brasil, no Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, em seus perfis nas redes sociais, o deputado estadual delegado Péricles (PL) preferiu levantar uma discussão sobre a BR-319 e resgatar falas antigas da ministra Marina Silva.
Nesta quinta-feira (27/07), com um vídeo de uma declaração que a ministra fez em maio, o parlamentar criticou o atual governo federal afirmando que “atraiu” os amazonenses para “algo” e depois “tirou” a esperança. “O vice-presidente veio nos visitar, nos deixou felizes com novas perspectivas para a Zona Franca. Por outro lado, hoje, recebemos essa declaração de que não temos esperança de conclusão da BR-319”, comentou Péricles.
Na fala do vídeo, Marina Silva questiona se a estrada funcionaria apenas para “as pessoas andarem de carro”. O deputado usa a palavra “hoje” sobre a fala de Marina Silva, porém, o discurso foi dado em maio, há pouco mais de dois meses.
Entre capitais, Manaus também é a terceira mais violenta
Os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que apontaram o Amazonas entre os estados mais violentos se referem ao ano passado. Segundo o documento, o líder do ranking em 2022 foi o Amapá, com taxa de MVI (Mortes Violentas Intencionais) de 50,6 por 100 mil habitantes, mais do que o dobro da média nacional [de 23,4]. Já a Bahia aparece como segundo estado mais letal, com taxa de 47,1 por 100 mil e, na terceira posição, o Amazonas, com taxa de 38,8 por 100 mil habitantes.
Manaus aparece em 3º lugar entre as capitais mais violentas do Brasil.