Manaus,23 de novembro de 2024

Carla Zambelli será julgada pelo STF em agosto

Na volta do recesso do poder judiciário, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar se aceita uma denúncia contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar é acusada de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.

O caso será analisado em plenário virtual, entre os dias 11 e 21 de agosto. Se o Supremo aceitar a acusação da Procuradoria Geral da República, Zambelli passará a ser ré em uma ação criminal.

Na véspera do segundo turno das eleições de 2022, Zambelli discutiu com um apoiador do presidente Lula (PT) e teria o perseguido com uma arma em punho. O momento foi filmado e viralizou nas redes sociais. Após a repercussão do caso, Carla foi criticada, inclusive, por apoiadores.

Na época Carla alegou que estava se defendendo de uma agressão e que o homem em questão a teria empurrado. NasiImagens gravadas por pessoas no momento do episódio,  e divulgadas em redes sociais, é possível ver  Zambelli caindo sozinha.

Ao denunciar a deputada, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, disse que Zambelli portou a arma “fora dos limites da autorização de defesa pessoal, em desacordo com determinação legal ou regulamentar, com vontade livre e consciente”.

Zambelli divulgou uma nota declarando que irá demonstrar “quem foi a vítima e o verdadeiro agressor nos eventos ocorridos”. A deputada reforça que possuía porte de arma legalmente autorizado pela Polícia Federal e que somente sacou a arma, pois foi dada voz de prisão à pessoa que injustamente lhe agredia e a ameaçava por diversas vezes”.

Share