Manaus,7 de novembro de 2024

Pensões a ex-governadores do Amazonas podem ter fim no STF

Com o placar de 3 a 2 no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Dias Toffoli pediu vistas e o julgamento que pode dar fim a pensão vitalícia aos governadores do Amazonas foi suspenso mais uma vez.

Atualmente, o benefício no valor de R$ 34 mil é pago apenas para o ex-governador José Melo. Os ex-governadores Omar Aziz e Eduardo Braga não recebem porque exercem mandato como senadores.

Antes do pedido de vistas, nesta terça-feira (4/07), o ministro Gilmar Mendes votou pela permanência da norma que permite o pagamento mensal. O voto foi acompanhado do ministro Edson Fachin.

Gilmar discordou do voto do ano passado da ministra Cármen Lúcia, que votou pelo fim da pensão. O ministro Alexandre de Moraes acompanhou o voto da relatora. O ministro Luiz Fux também acompanhou o voto de Cármen.

Discutida há três anos no STF, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para anular os benefícios similares concedidos em nos estados de Santa Catarina, Acre, Paraíba, Rio Grande do Sul e Sergipe.

 

Share