Em lados opostos em todos os quadros políticos-eleitoreiros, o senador Eduardo Braga (MDB) e o governador Wilson Lima (União) dividiram a mesma mesa em Brasília, em articulações sobre a Zona Franca de Manaus relacionadas à reforma tributária. Liderando a bancada amazonense no Congresso, Omar Aziz (PSD) fez parte das discussões e intermediou o diálogo técnico entre Wilson e Braga.
Preparando o campo
Durante a reunião, o governador explicou a necessidade de uma reforma tributária que leve em consideração a realidade fiscal do modelo Zona Franca de Manaus, que emprega cerca de 500 mil pessoas direta e indiretamente. Como governador, Wilson Lima busca espaço com a bancada federal para preservar a ZFM. Como provável futuro senador, quer desenhar rascunhos em uma próxima caminhada eleitoral.
Braga e Wilson
Em posições antagônicas, Braga faz oposição a Wilson e juridicamente, tenta derrubar o governador com processos no TRE. Wilson Lima venceu Braga nas últimas eleições.
Plínio distante da ZFM
Além do retrato inusitado de Wilson e Braga estarem dividindo a mesa, a falta de um personagem nas mesas de discussões é curiosa. O senador Plínio Valério (PSDB), presidente da CPI das Ongs, parece cada vez mais distante do tema ZFM nos últimos tempos.