A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, na última quinta-feira (22/06), um projeto de lei que resulta na exclusão de uma parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Floresta Manaós para a construção de um posto de combustíveis. A proposta é de autoria do vereador Diego Afonso (União).
Segundo Diego Afonso, a zona original da APA já foi completamente alterada, em nome do desenvolvimento socioeconômico da região, a ponto de existirem áreas que, na prática, não se enquadram mais nas características de uma APA.
Um relatório técnico foi anexado ao projeto para justificar essa posição, mostrando a situação atual da área e sustentando a necessidade de adequação da legislação à realidade vivida pelos habitantes da cidade e da região em análise.
Apesar de objeções de alguns vereadores, o projeto foi aprovado e agora segue para a sanção do prefeito David Almeida (Avante).
Opositores
O vereador Guedes solicitou a retirada do projeto de pauta, destacando que apenas sete moradores da área haviam concordado com a construção do posto de combustíveis.
O vereador William Alemão, que inicialmente apoiou o projeto, passou a se opor a ele afirmando que há irregularidades na proposta, incluindo o fato de ela se baseava em um Plano Diretor revogado.
O vereador Kennedy Marques, presidente da Comissão de Meio Ambiente da CMM, também se posicionou contra a legalização da invasão de uma área ambiental.